Páginas

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

O Mercosul


        
        Criado em 26/03/1991, o Mercado Comum do sul (Mercosul) é um dos importantes blocos econômicos da América do Sul. Os seus países constituintes são: Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil. Este tratado é um amplo projeto de integração que envolve dimensões, políticas, econômicas e sociais que procuram manter menos dependência econômica (principalmente do Estados Unidos). A zona livre de comércio entre os países membros, facilita que 90% das mercadorias produzidas sejam comercializadas sem tarifas comerciais. Atualmente os países do Mercosul juntos concentrem um população estimada em 311 milhões de habitantes e um PIB (Produto Interno Bruto) de 2 trilhões de dólares aproximadamente.  
         Com o Mercosul a economia do Brasil não fica tão depende dos Estados Unidos. Por exemplo: se o EUA estiver passando por uma crise econômica o Brasil não será tão afetado como antigamente, pois somente 30% da nossa economia é proveniente dele, antigamente antes do Mercosul este número subia para 80%. E assim em nosso dia-a-dia podemos perceber como este tratado nos afeta diretamente e indiretamente. Exemplos: produtos mais baratos, as viagens realizadas para os países membros são facilitadas, o funcionamento do mercado comum, distorções nas condições livres de concorrência e vários outros.
         Portanto o Mercosul é um dos grandes benefícios de vários países, pois sua existência colabora muita na economia desses, protegendo, comercializando, integrando, livrando de impostos e ajudando no desenvolvimento de todos.                                         

                                                                                                               Autor(a): Jheneffer Ferreira Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário