Páginas

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Primavera Árabe


           A Primavera Árabe é uma série de manifestações e protestos que começou a ganhar força na Tunísia após o suicídio de Mohamed Bouazizi. Mohamed era um cidadão comum da Tunísia, feirante e simples, na qual garantia seu único sustento de seu trabalho. Sua família composta de 8 pessoas viviam necessariamente das vendas de suas frutas e verduras. Sua revolta maior foi quando pessoas ligadas ao governo (como uma milícia) pediram um suposto suborno, para ele continuar vendendo suas mercadorias. Ao recusar a pagar, sem pensar duas vezes, foram tomados seus produtos e suas balanças onde sem estes objetos não poderia mais vender e consequentemente não teria sustento para sua família. O estado de desespero e ódio de Mohamed foi tão grande que esse cidadão comprou um galão de gasolina e ateou fogo no seu próprio corpo. Com certeza, seu ato foi um gesto de desespero ao  perder na sua concepção, a única maneira que propiciava o seu sustento.


            Podemos afirmar que este fato foi o pontapé inicial para a grande onda revolucionaria que mais tarde se denominou a Primavera Árabe. A população se sensibilizou com o ato de Mohamed, e se espelharam nele. As redes sociais foram os pontos de encontros para chamar as pessoas para protestos e manisfestaçoes (Twitter e Facebook, 2011). As ditaduras que duravam de 30 a 40 anos, finalmente foram encerradas sendo a primeira na Tunísia com Ben Ali que estava no poder desde 1987. Inspirados no “sucesso” dos protestos os egípcios foram ás ruas, o que resultou na queda, Hosni Mubarak, que estava no poder aproximadamente 30 anos. A Libia demorou mais um pouco para derrubar Muamar Kadafi (assasinado pela populaçao) que detinha  deo poder a 42 anos. O último ditador a cair foi Ali abdullah, presidente Iêmem.
                        Muamar Kadafi



                         Hosni Mubarak
                                                               

Ben Ali
            Contudo este é um acontecimento  muito recente, no qual  foi depostos quatro ditadores em um ano. Os países conseguiram sua liberdade esperada por anos, Mohamed pode ser considerado um herói que ajudou milhares de pessoas a enxergarem as péssimas condições de vidas que se submetiam, e tomarem iniciativas e atitudes, menos sendo  drásticas  (que foi se é que podemos dizer ”sucesso”). Primavera significa o recomeço, e foi isso mesmo que aconteceu com esses países um recomeço na história e na vida das pessoas.


Autor(a): Jheneffer Ferreira Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário