Sessenta e quatro por cento dos refugiados no Brasil são africanos, dos quais 40 por cento são angolanos (revela um estudo das Nações Unidas tornado publico em Brasília). Entres as varias etnias presente no Brasil, os angolanos são a presenças mais expressiva em busca de refugio, vinda de paises que ocorrem conflitos armados. O Brasil na época de guerra civil na angola apresentou-se como alternativa de fuga para o país já que os paises tradicionalmente receptores como Europa e Estados Unidos fecharam-se para estas pessoas.
As pessoas que vem em busca de refugio, são procedentes de varias conseqüências homens, mulheres e crianças, a cada instante, são obrigadas a fugir do lugar onde residem habitualmente, com receio de perderem a própria vida, a segurança e a liberdade em razão de guerras, perseguições, discriminações, intolerâncias etc. A maioria desses conflitos são causados pelo fato da exploração em grande escala dos países africanos que é muito rico em diversas biodiversidades naturais. A África não é um continente pobre e sim um continente explorado pelos vários outros países desenvolvidos.
Em fim o continente áfrico tem muito mais a oferecer, atras desta imagem desoladora de pessoas fome, violação de direitos humanos, conflitos e guerras, a riqueza deste continente infelizmente esta ofuscada atras de tantas dificuldades.Temos que parar de explorar este o continente e trazer soluções sustentáveis que possamos fazer no nosso dia-a-dia para minimizar as consequências dos nossos atos.
Autor(a): Jheneffer Ferreira Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário