A educação no Brasil está sendo comparada cada vez mais com a pobreza existente. Com isso a escola vai ganhando cada vez mais funções, tendo que suprir as necessidades de cada aluno, tanto na educação escolar quanto na alimentação básica. O fato é que ninguém aprende de barriga vazia e as desigualdades socias, a elevada taxa de pobreza infantil e o baixo nível de instrução dos pais afetam muito na aprendizagem dos alunos.
Já existem projetos sociais para ajudar a combater esta situação. Para exemplificar podemos citar: “Os Amigos da escola“ e a “Escola da Gente”. Os Amigos da escola é um projeto de comunicação de força mobilizadora para sensibilizar a população a darem sua contribuição, para a melhoria contínua da escola pública. Já a Escola da Gente é um projeto de assistência, para que as crianças passem o tempo integral na escola (manhã e tarde) para que possam ter alimentação, entretenimento e tira-las da rua.
Enfim a escola tenta de todas as maneiras a se intregar a essa situação, fazendo mudanças, projetos, alimentando e educando, mais ainda temos que quebrar esta barreira de educação e pobreza, pois isto afeta no desenvolvimento do Brasil e a vida. Há autores que afirmam que a escola está em crise, devido a esses diversos papéis que a mesma vem tento que desenvolver, é preciso construir uma escola que acompanhe as mudanças da modernidade para construção de um saber que faça diferença na sociedade.
Autor(a): Jheneffer Ferreira Silva