Páginas

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Capitalismo Socialismo


 

            O capitalismo e o socialismo são sistemas políticos totalmente distintos. Antes do declínio da União Soviética na segunda guerra mundial, o mundo era, se é que  podemos dizer “divididos” por esses dois sistemas. O capitalismo era apoiado pelos Estados Unidos e o socialismo pela União Soviética. Temos várias diferenças, e motivos para dizer por que o socialismo não deu certo, abordaremos algumas questões.
        O socialismo é um sistema onde se ressalta a coletividade, e todas as pessoas trabalham para a sociedade como um todo. Todos possuem os mesmos direitos, tudo é controlado e executado pelo Estado com o objetivo maior de acabar com a luta de classes, presente no sistema capitalista. Um dos principais motivos que este sistema não prosperou, é que não havia distinção entre classes, pois todos eram donos dos meios de produção. A população foi obrigada a se desfazer de suas propriedades autônomas sem direito a reclamação (o que trouxe de certo modo insatisfação) além de se privatizar de alguns prazeres simples de consumo, como surperflulos (coisas simples que foram poupadas).exemplo: Pedir uma tele-entrega de uma pizza.A (chargue abaixo mostra um pouco do sistema e o espirito de coletividade das pessoas)
         O capitalismo é um sistema onde o objetivo principal é a acumulação de capital. O controle do mercado do consumidor é desempenhado pela livre concorrência da competição o que faz a economia crescer. O grande problema vivenciado até hoje é a luta de classes que esse sistema ocasiona. A sociedade é dividida em trabalhadores e a elite que são donas dos meios de produção. Esta desigualdade gera descriminações e desvantagens, o sistema socialista tinha aspectos contrários, quis acabar com essa luta de classes.
        Contudo, penso que os dois sistemas têm suas vantagens e desvantagens mencionadas acima, mais não concordo plenamente com nenhum dos dois, independente se estamos aderidos no capitalismo. Fukuyama tem sua própria teoria, onde afirma que estamos vivendo o fim da história do sistema político. Concordo com sua afirmação e acredito que estamos a beira do fim, pelo fato de que mesmos com todas as desvantagens o sistema capitalista bem ou mal,  é o que mais atende a população, pois já estamos acomodados e alienados a está forma de governo.    
Autor(a):Jheneffer Ferreira Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário