Páginas

terça-feira, 24 de abril de 2012

Muro de Berlim

O muro de Berlim foi construído em 1961 e dividiu a Alemanha durante longos 28 anos em dois blocos, ou lados: a Republica federal da Alemanha sendo o lado capitalista sobre maior influencia dos EUA.  E do outro simplesmente a Republica democrática da Alemanha sendo socialista liderada pela União Soviética. O muro foi derrubado em 9 de novembro de  1989 que simbolizou a queda do  regime soviético e a entrada da Europa em uma nova era. O mundo inteiro acompanhou pela televisão o ultimo grande evento histórico do século XX.
                      (Assista a reportagem do jornal Nacional para continuar lendo)


Agora que você viu a reportagem e está mais por dentro do assunto, poderá se familiarizar e opinar ao decorrer do texto. Dando seqüência, o “muro da vergonha” citado por Sergio Chapelin na reportagem acima foi finalmente derrubado trazendo muita alegria para toda a população de ambos lados, ao reencontro de familiares e amigos, ajudando a reconstruir  suas vidas e uma economia unitária de toda a nação. Este e vários outros noticiários e matérias foram vistas e emocionaram varias pessoas na época. A queda com certeza foi um marco importante da historia que é lembrado até hoje por todos. Abaixo estao exemplos de reportagem feitas e publicadas em revistas e jornais sobre o assunto.




            As mudanças realizadas após a queda do muro foram inúmeras. A reunificação da Alemanha veio com tudo voltando a ser um único pais e mudando totalmente  o seu mapa. O mapa leste europeu, formado principalmente por paises socialistas, também se modificou bastante. Contudo ocorreu varias mudanças e a queda deste bendito muro só veio para nos alegrar e trouxe principalmente o bem para todos.