Páginas

sábado, 14 de maio de 2011

Cultura Mexicana




O México possui uma grande miscigenação cultural, realmente uma mistura e diversidade imensa. Como exemplo podemos citar a música e os ritmos mexicanos que são resultados de uma longa mistura entre numerosas formas de raças dadas nos últimos 500 anos, alguns de seus instrumentos como o huehuetl que é  uma espécie de tambor, teponaztli, um pau ôco, as flautas de cana e argila entre vários outros caracterizam essa cultura. Entre a música popular destacam-se o huapango, ritmo originário de Vera cruz e a música rancheira, geralmente de temas de amor dramáticos ou alegres. Na arte a cultura mexicana é uma mescla rica e complexa de tradições indígenas, espanholas e estadunidenses. Já a arquitetura dos séculos XVI ao XVIII é, sem dúvida, a marca mais visível do México colonial. Durante este período construiram-se perto de 15.000 templos em torno de  trinta catedrais, promovidas pela Igreja católica, com a ajuda da mão de obra indígena. Não só o campo da música,da arte e da arquitetura, o México tem curiosidades e mesclagem em vários outros campos, na  literatura, arte- moderna,  culinária, cultural religiosa dentre vários outros.
 Apesar de ser rico em diversas culturas, o México tem uma grande e visível dependência econômica com os Estados Unidos, não só pelo fato de estarem fazendo divisa, mais também por estarem incluídos no NFTA - Northern America Free Trade Association (Associação Norte-Americana de Comércio Livre) que atrasa o seu desenvolvimento econômico e isso gera um des-proteção ao seu mercado interno e com a sua mão de obra barata sua grande riqueza de diversos minerais preciosos está sendo toda aproveitada e depositada na conta dos Estados Unidos. Mais toda essa dependência não é opção do México e sim um caso de desvalorização dos próprios mexicanos de não reconhecerem o seu valor e não reivindicarem, sem assumir a tal dependência.


          Autor: Jheneffer Ferreira Silva

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Politica e Eu



Com a globalização e as novas idéias do populismo, a corrupção e descrença na política vêm aumentando a cada dia, com isso os direitos de lideres políticos são convertidos em benefícios para os mesmos, fazendo com que a própria população aceite isto. A utilização da violência, e corrupção para controlar a política local atrapalha o desenvolvimento aumentando o controle de sindicatos e de “votos cabrestos” ( votos que são comandados por verbas ou ameaças) .
Devemos estabelecer destreza e opinião na hora do voto, tendo consciência de todas nossas atitudes, sabendo que nosso voto é importante e  faz a diferença. Na minha opinião é isso que falta hoje na  na política brasileira, as pessoas não acreditam mais na política deixando cada vez mais a idéia de coronelismo crescer na sociedade, que vai avançando de acordo com a necessidade da carência  social.



                                                                                         
             Autor(a): Jheneffer Ferreira Silva